terça-feira, 22 de maio de 2012

ELEITORES CONSCIENTES

Estamos em ano eleitoral, e percebe-se no ar um clima tenso entre os partidos, candidatos e eleitores. As instituições políticas estão em um completo alvoroço. Todos em busca de apoios e acordos que possam favorecer seus candidatos. Especulações correm à solta, e de ouvido em ouvido, dão vida a esquemas políticos e planos elaborados para tentar ludibriar não somente a população, mas também os adversários. Nesse jogo de blefe, ambos com os mesmos interesses trabalham em prol de seus candidatos. Mas aproveitando-se do desgosto do povo com o atual governo de nossa cidade, a oposição se coloca em posição de luta e trabalha unindo-se em coligações e traçando estratégias que possam lhes garantir a vitória, sempre em conspiração contra aqueles que estão no poder.


Observando todo essa movimentação das organizações políticas, de uma forma mais analítica, percebo que por trás de todas essas especulações que circundam os candidatos políticos que já conhecemos, e embora o povo reclame, murmure, esperneie, digo com toda certeza que repetiremos o mesmo erro das eleições anteriores e votaremos nesses mesmos candidatos.

Porém, se prestarmos mais atenção, veremos que no meio desse “disse-me-disse” há sempre alguém em quem se possa depositar confiança. São aqueles homens e mulheres que encaram o desafio de se expor, em uma luta que é de todos, em busca da igualdade social, de melhores condições de vida para a população, e muitos de nós não nos damos conta, nem se quer prestamos atenção nessas vozes que querem gritar por nós, mas são abafadas pelo nosso descrédito. O povo quer mudança, mas não muda! O povo reclama, mas não protesta! O povo fala mal de seus governantes, mas é tão corrupto quanto eles, ao vender seu voto ao preço de favores medíocres e egoístas. Desconfiamos de todos porque não confiamos nem em nós mesmos. Escolhemos sempre os mesmos calhordas corruptos por preferir acreditar em suas mentiras, e ter motivo para reclamar e fazer dessas mentiras verdades que só denigrem a imagem de nossa cidade, estado e país.

Paremos para observar aqueles que se propõem a lutar por nós e ouvir o que eles têm para oferecer não a mim, nem a você individualmente, mas a sociedade que clama por um governo mais justo, por uma política mais honesta, por homens íntegros e retos, cujos ideais não se sobrepõem aos interessem do povo.

Sejamos eleitores conscientes! Viva a democracia que ainda sim permite que pessoas desconhecidas assumam papéis importantes não só na história dessa cidade, mas na história de cada um de nós, cidadãos itaperunenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário