segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Meta de leitura para 2015

Olá galera!

Segue abaixo os livros que estão na minha meta de leitura para 2015.

Essa lista não segue uma ordem de prioridade, mas está classificada em duas categorias, e as leituras serão feitas conforme as circunstâncias.

Bom proveito e aceito outras indicações.
Não deixe de comentar e dizer o que acham sobre os livros.

LIVROS DE TEMÁTICA CRISTÃ:


VIDA CRISTÃ FORA DA CAIXA

SOBRE O AUTOR: Marcos Botelho é palhaço, blogueiro e missionário, não necessariamente nesta ordem. É criador do Blog do Marcos Botelho – Vida Cristã Fora da Caixa, pastor de jovens e missionário da missão Jovens da Verdade e da Sepal – Servindo aos Pastores e Líderes.


SINOPSE: Vida Cristã Fora da Caixa é um livro para quem tem pressa. Para quem tem um olho na Bíblia e o outro no mundo. Para quem não vive sem internet e para quem não sabe bem o que fazer com a fé cristã. Para quem não gosta de religião e para quem ama a Deus, mas precisa de respostas para suas perguntas.

Sexo, vocação, igreja e mais um monte de assuntos sobre os quais quase sempre temos vergonha de perguntar, agora reunidos nesta coletânea dos melhores textos publicados no blog Vida Cristã Fora da Caixa, para jovens, pastores de jovens e os milhares de seguidores do blogueiro Marcos Botelho.

******************************************************

EM BUSCA DA ESPIRITUALIDADE

SOBRE O AUTOR: Carlos Queiroz é pastor da Igreja de Cristo no Brasil e professor de missiologia e realidade brasileira no Seminário Teológico de Fortaleza. Foi diretor executivo da Visão Mundial Brasil e presidente do Congresso Brasileiro de Evangelização (CBE2). Além de A Oração Nossa de Cada Dia, Carlos Queiroz é também autor de Ser é o Bastante – felicidade à luz do Sermão do Monte e Eles Herdarão a Terra..

SINOPSE: A espiritualidade não é mais uma abordagem de interesse apenas de pessoas religiosas. Aliás, o entendimento e a prática da “espiritualidade” podem significar tudo ou qualquer coisa.

Assim, como lidar com as diferentes experiências religiosas, a mercantilização da fé e a multidão de promessas apresentadas nas igrejas e até mesmo em lugares impensáveis em outros tempos? Como discernir os critérios que podem nos levar de volta à espiritualidade bíblica? São estas, entre outras, as perguntas respondidas por Em Busca da Espiritualidade.

******************************************************

A MORTE DA RAZÃO

SOBRE O AUTOR: Autor de A Arte e a Bíblia, Francis A. Schaeffer (1912-1984) foi um dos pensadores cristãos mais influentes do século 20. Fundou a comunidade L’Abri na Suíça, ministério de alcance internacional, e escreveu diversos livros, entre eles O Deus que Intervém e A Morte da Razão, com milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.

SINOPSE: Não faz muito tempo, a razão – nossa capacidade de pensar, avaliar – era a base para a busca da verdade. Não é mais. Hoje, o que vale é “o que você está sentindo no coração”. É assim na música, na TV, no cinema, enfim, no mundo das artes, e também na igreja.

Estamos no século 21 e as pessoas continuam correndo atrás de experiências. Abrem mão de pensar. Mesmo os cristãos apresentam um evangelho com pouco ou nenhum significado, cheio de símbolos e emoções, que, cada vez mais, resulta na “morte” da razão.

Como entender uma sociedade assim e comunicar-lhe o evangelho? Como o pensamento e a cultura moderna chegaram até aqui? A Morte da Razão responde a estas e outras perguntas, e, melhor, mostra tanto o propósito como a esperança que encontramos na reflexão bíblica.

******************************************************

COSMOVISÃO CRISTÃ E TRANSFORMAÇÃO

SOBRE OS AUTORES:
Cláudio Antônio Cardoso Leite: É bacharel e licenciado em ciências sociais e mestre em sociologia, com estudos sobre cosmovisão cristã na L’Abri Fellowship da Inglaterra. É professor universitário e membro pesquisador do Centro de Estudos da Religião “Pierre Sanchis”, na UFMG, e da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares. É organizador e autor de Cosmovisão Cristã e Transformação.

Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho: É pastor da Igreja Esperança em Belo Horizonte. Mestre em teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo e mestre em ciência da religião pela UMESP, é obreiro do L’Abri Brasil e presidente da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares. É organizador e autor de Cosmovisão Cristã e Transformação.

Mauricio José Silva Cunha: Agrônomo e administrador de empresas, é fundador do CADI — Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral e moderador da Rede Brasileira de Cosmovisão Cristã e Transformação Integral. É autor de O Reino entre Nós — transformação de comunidades pelo evangelho integral e organizador e autor de Cosmovisão Cristã e Transformação .

SINOPSE:
– O que é cosmovisão cristã?
– Que aplicação prática ou implicações éticas têm as verdades bíblicas?
– Como os cristãos podem influenciar a ordem social?

É sobre estas perguntas, entre outras que desafiam a fé bíblica, que tratam os autores aqui reunidos.

Da abordagem teórica às ações práticas, da Igreja Primitiva à Reforma, das experiências históricas ao contexto brasileiro de pobreza, do compromisso com a piedade à prática da missão integral — Cosmovisão Cristã e Transformação aponta elementos e alternativas para uma espiritualidade que não deixa inalteradas as nossas relações sociais.

******************************************************

MISSÃO INTEGRAL: O reino de Deus e a igreja

SOBRE O AUTOR: Autor de O Que É Missão Integral?, C. René Padilla é um dos teólogos e pensadores protestantes latino-americanos mais conhecidos em todo o mundo. Nascido no Equador e residente em Buenos Aires, na Argentina, é fundador e presidente da Rede Miqueias. É bacharel em filosofia, mestre em teologia pelo Wheaton College, EUA, e doutor em Novo Testamento pela Universidade de Manchester, na Inglaterra. É membro-fundador da Fraternidade Teológica Latino-Americana e diretor de Ediciones Kairos, editora ligada à Fundação Kairós. É ex-presidente internacional da Tearfund, e autor e organizador de vários livros publicados em vários idiomas.

SINOPSE: Não é possível falar em “missão integral” sem falar em René Padilla, um dos principais teólogos e pensadores do protestantismo na América Latina.

Missão Integral – o reino de Deus e a igreja é uma edição ampliada do clássico Misión Integral, publicado originalmente no final da década de 80. Uma abordagem fiel às Escrituras e ainda relevante para a igreja brasileira hoje.

Os textos reunidos em Missão Integral refletem o diálogo teológico que vem sendo realizado nos círculos evangélicos em âmbito internacional desde o Congresso de Lausanne em 1974. Nas palavras do autor, “duvido muito que este livro fosse escrito não fossem os responsáveis por promover este diálogo, especialmente John Stott e Ronald Sider, que amavelmente nele me incluíram”.

FONTE: Todas as informações dos livros citados acima são retirados do site da EDITORA ULTIMATO.

******************************************************

LIVROS DE FICÇÃO:

A TORMENTA DE ESPADAS - As crônicas de gelo e fogo - Livro 3

SOBRE O AUTOR: George R.R. Martin trabalhou dez anos em Hollywood como escritor e produtor de diversas séries e filmes de grande sucesso. Autor de diversos best-sellers nos EUA e na Europa, foi em meados dos anos 1990 que Martin deu início a sua mais importante obra: As crônicas de gelo e fogo, a saga de fantasia mais vendida dos últimos anos, vencedora de diversos prêmios, que ganhou a premiada adaptaçãoGame of Thrones pela HBO e também chegou aos quadrinhos.

FONTE: EDITORA LEYA

SINOPSE: A Tormenta de Espadas é o terceiro livro da série de George R. R. Martin, grande sucesso da literatura dos últimos tempos.

Os Sete Reinos já sentem o rigoroso inverno que se aproxima, mas as batalhas parecem estar ainda mais cruéis e impiedosas. Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha- numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas - Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.

Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho deCorrerrio, mas mesmo alguém tão desembaraçada como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam.

Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon estariam mortos.

No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar às desprezíveis cidades dos esclavagistas. A menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa?

FONTE: http://www.submarino.com.br

******************************************************

A CULPA É DAS ESTRELAS

SOBRE O AUTOR: JOHN GREEN, autor premiado e best-seller do The New York Times, é formado em língua inglesa e estudos religiosos pelo Kenyon College, em Ohio. Nasceu em 1977 em Indiana, onde vive com a mulher e o filho, e ao longo dos anos morou em Nova York, Illinois, Michigan, Flórida e Alabama. Atuou como redator na National Public Radio em Chicaco, foi editor assistente e de produção da revista de resenhas literárias Booklist e assinou críticas de livros para o The New York Times. Personalidade ativa na internet, além do próprio blog, do Twitter e do canal do YouTube Vlogbrothers, John coapresenta os vídeos do projeto "Crash Courses": canal on-line com aulas gratuitas de história e biologia. Ele autografou todos os 150 mil exemplares da primeira tiragem de A culpa é das estrelas nos Estados Unidos.

SINOPSE: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

FONTE: EDITORA INTRÍNSECA

******************************************************

CRIME E CASTIGO

SOBRE O AUTOR: Dostoiévski foi um escritor russo do século XIX. É considerado um dos maiores romancistas de todos os tempos. É um dos pais do existencialismo (escola literária e filosófica que defende a liberdade individual, subjetividade e responsabilidade do ser humano). Escreveu novelas, contos e romances que são lidos por pessoas do mundo todo.

FONTE: http://www.suapesquisa.com/quemfoi/dostoievski.htm

SINOPSE: Um dos maiores romances de todos os tempos, narra a história do estudante Raskólnikov, que, vendo-se na miséria, assassina uma velha usurária e não consegue livrar-se do peso do remorso. Obra da maturidade de Dostoiévski, pela primeira vez traduzida no Brasil diretamente do original russo.

FONTE: EDITORA 34

******************************************************

CEM ANOS DE SOLIDÃO

SOBRE O AUTOR: Gabriel Garcia Márquez é um importante escritor de contos, novelista, jornalista e ativista político colombiano. Nasceu em 6 de marco de 1927, no município de Aracataca. É considerado pela crítica literário mundial como sendo um dos mais importantes escritores do século XX. Em 1982, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, pelo conjunto de sua obra. A obra mais popular de Garcia Márquez é "Cem anos de solidão", onde o autor mistura o épico com o realismo fantástico.

FONTE: http://www.suapesquisa.com/biografias/gabriel_garcia_marquez.htm

SINOPSE: O autor narra a incrível história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo. A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária e uma matriarca das mais conhecidas da história da literatura latino-americana.

FONTE: http://www.saraiva.com.br/cem-anos-de-solidao-2803496.html

******************************************************
RELEITURA:

J. R. R. TOLKIEN - O Senhor da Fantasia

SOBRE O AUTOR: Michael White é autor de 20 livros e ex-editor de ciência da revista britânica GQ e colunista do Sunday Express em Londres. Seus livros incluem a premiada biografia Isaac Newton: Último Feiticeiro (Record, 2000) e os best-sellers internacionais Stephen Hawking: Uma Vida para a Ciência (Record, 2005) eLeonardo: O Primeiro Cientista (Record, 2000), além de biografias sobre CS Lewis, Maquiavel, Galileu e Giordano Bruno.

SINOPSE: “Numa toca no chão, vivia um hobbit…” Com essa frase tem início o primeiro livro publicado sobre a Terra-Média no mundo: O Hobbit. Mas qualo o contexto desse início, como tudo isso começou e quem é a mente por trás desse mundo encantado? Seu nome é J.R.R.Tolkien. As obras de Tolkien tiveram (e ainda tem) a capacidade de impressionar milhares de mentes pelo mundo. A diversidades de pessoas que admiram as aventuras pela terra média ultrapassa a nossa capacidade de definir em números concretos a sua amplitude. Mas quem é a pessoa que escreveu essas histórias encantadoras? Quem é esse gênio que nos traz momentos de intensas emoções ao ler seus livros? Seria ele um jovem que decidiu expandir sua energia nos livros? Ou apenas um simples senhor de idade que passava horas escrevendo em seu escritório recluso? As respostas para diversas indagações sobre a vida do professor de Oxford estão escritas na Biografia de Tolkien escrita por de Michael White: J.R.R.Tolkien: o senhor da fantasia. A Biografia de Michael White pode te contar mais sobre a vida do professor J.R.R.Tolkien. De forma interessante a biografia passa por diversos momentos da vida de Tolkien, desde sua infância até sua morte.

FONTE: http://tolkienbrasil.com/noticias/sobre-livros/resenha-do-livro-j-r-r-tolkien-o-senhor-da-fantasia-de-michael-white/

******************************************************

PAZ SEMPRE!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário